Procurar

+
8 ou 80?

Você é daqueles que é tudo ou nada? Preto ou branco? 8 ou 80?

Conheço várias pessoas assim, que fazem tudo ou não fazem nada.

E quem nunca foi 8 ou 80? Ou fazer uma dieta rigorosa ou se acabar comendo doces (ou a picanha)…

A questão é que entre o 8 e o 80 existem outros números. Muitos números. A questão é que pode ser mais fácil dar pequenos passos de número em número do que tentar dar um pulo gigantesco, cair no meio do caminho e, sem perceber que andou um bom tanto, se sentir fracassado por não ter conseguido chegar onde queria.

Não, não estou fazendo apologia ao muro! Não gosto de pessoas em cima do muro, pessoas mornas, sem posicionamento.

Não estou me referindo à fé, a valores ou a tudo que exige de você uma atitude íntegra.

O processo de mudança

Eu estou falando da caminhada para aquele que quer sair do 8 e chegar aos 80. Estou falando que mudanças podem ser mais prováveis de acontecer quando contextualizadas em um processo. E, pode ser que esse processo seja lento…

Quero dizer que existem algumas mudanças pequenas (sugestão de leitura: O Poder do Hábito) que geram outras mudanças e, assim, como a clássica cena de dominós enfileirados, caindo em ordem do primeiro ao último, acontece uma série de mudanças consecutivas.

Efeito dominó

Pode ser que, para você, isso não faça sentido e você se sinta muito confortável em mudanças bruscas. Pode ser, mas para a maioria, acontece uma luta entre consciente e inconsciente. Entre o que você decide fazer e o que você está acostumado a fazer. Uma informação: o inconsciente é maior.

Se você parece estar tirando férias permanente em uma imensa zona de conforto, pode ser que o seu inconsciente esteja ganhando essa disputa com uma larga vantagem.

Pois então, mude a estratégia:

Aposte em hábitos angulares. Mudanças fáceis de serem aceitas (por você mesmo) e seguidas por você que irão levar a novos hábitos.

Você pode não chegar nos 80 na semana que vem, admito. Mas também já não estará nos 8. Você terá saído do lugar. Você estará em movimento. Você assumirá uma posição ativa. Você estará caminhando.

muito difícil? Parece uma transformação impossível? Acha que nunca vai conseguir?

Comece com o pouco. Domine esse pouco. Caminhe mais um pouco. Conquiste este território partezinha por partezinha.

Uma das vantagens de não ser 8 ou 80? Não precisar esperar por nada. Você pode começar hoje. Como são mudanças pequenas, você não precisa esperar nem pela segunda-feira (como talvez o faça de costume). Aliás, você não precisa esperar pela segunda-feira, pela semana que vem, pelo ano que vem. Não precisa esperar se casar ou se formar ou passar naquele concurso. Como são mudanças pequenas, você pode começar com o que você tem. Agora mesmo, assim como está! Pode ser que, lentamente, você chegue aos 80 antes do que imagina.

“Às vezes, o caminho mais longo é o mais curto”. Luciano Fernandes

Comece hoje e amanhã não precisará dizer que ainda nem começou…


Um beijo, fiquem com Deus!

Nanda Fernandes

Publicado em:Coaching

Comentários (Sem respostas )

Não há comentários até o momento.

Deixe uma resposta