Procurar

+
O que é o Ciclo da Maestria e como ele garante uma aprendizagem acelerada?

O Ciclo da Maestria é um método de ensino utilizado para a aprendizagem acelerada. É nele que se baseia a Formação em Coaching com PNL da Escola do Coach  e Rede de Empreendedores.

O Ciclo da Maestria tem 5 passos que auxiliam no aprendizado e na transformação de si mesmo e da carreira, ajudando a alcançar os objetivos e obter resultados poderosos. Esse método ajuda os indivíduos na obtenção do empoderamento necessário para a realização de suas metas.

É essencial saber que bons professores criam bons alunos, e bons alunos criam bons professores. A educação não é despejar conhecimentos, e sim, extrair do outro o seu melhor.

Outro aspecto importante da abordagem é o pressuposto da PNL de que “todos já têm todos os recursos de que precisam, ou então podem adquiri-los”, pensando dessa forma há permissão para que toda a pessoa que já possui o “querer” aprender algo, descubra o “saber como fazer” e com o “fazer” realmente aprenda e obtenha o resultado desejado.

Conheça nosso método de Coaching

5 passos do Ciclo da Maestria:

1 – Preparar

Você tem consciência de quanto o nosso estado emocional influencia nas nossas experiências? O estado emocional diz muito sobre tornar as experiências mais proveitosas ou não. Por exemplo, nosso estado emocional pode afetar as nossas capacidades, pois há diversos estados que dificultam os aprendizados, como o tédio, o desânimo, a ansiedade, entre outros. A qualidade do que é aprendido depende diretamente do estado em que as pessoas se encontram.

Com o Coaching e a PNL, você tem adquire a capacidade de criar o seu estado emocional e também influenciar o dos outros. Nesse nosso método são compartilhadas diversas formas de mudar o estado emocional, mas para começar a praticar siga os três passos:

  1. Conscientização: Observe o que está pensando, sentindo, fazendo, o seu corpo, sua respiração. Tome consciência do seu foco, da sua fisiologia, crenças e linguagem.
  2. Mude o pensamento: Defina como quer se sentir e pense em algum momento em que sentiu-se dessa forma; lembre dos detalhes, visite essa lembrança. Observe como seu corpo é afetado por esse pensamento. Sinta no corpo os efeitos positivos dessa boa lembrança.
  3. Altere sua fisiologia: Coloque-se numa postura adequada a como quer se sentir. Por um instante pode “fingir” que está se sentindo da maneira como quer se sentir e observe como isso muda os seus pensamentos.

2 – Aprender

Um bom método de ensino e um bom professor são os pilares para um aprendizado excelente. Mas, nosso cérebro só aprende o que queremos e o que estamos preparados para aprender. Portanto precisamos treiná-lo para o aprendizado que desejamos.

No Coaching com PNL adotamos “níveis neurológicos” desenvolvidos por Robert Dilts, um dos pioneiros da PNL, com base no trabalho do antropólogo Gregory Batenson.

3 – Fazer

Não basta você apenas saber o que fazer, mas sim FAZER! Uma característica muito comum entre as pessoas que alcançam o sucesso é a capacidade de realizar. Deve-se colocar em prática os conhecimentos e habilidades aprendidos. Porém, é importante ter o feedback do que está sendo feito para assim não continuar fazendo algo que não está trazendo resultados apenas por hábito.

4 – Repetir

Essa etapa é uma das mais importantes do ciclo, pois é através da repetição que colocamos uma nova habilidade em nosso “piloto automático”. A dica é: pratique, pratique, pratique.

5 – Ensinar
No Ciclo da Maestria, ensinar é o ápice do processo de aprendizagem, pois quando você consegue transmitir a outras pessoas o conhecimento e as suas experiências práticas de modo assertivo, você tem uma evidência de que realmente aprendeu.

Outro fator importante na hora de ensinar é ter uma estratégia de comunicação e relacionamento que leve em conta os diferentes tipos de aluno, os perfis comportamentais e os sistemas representacionais de preferência (visual, auditivo e cinestésico). Mas este é assunto para outro artigo. Ficamos por aqui hoje.

Conhecer mais sobre o ser humano é um grande diferencial obtido com o estudo e a prática do Coaching com PNL. Volte sempre para aproveitar os próximos conteúdos.

 

Abraços,

Maurílio Barboza
Coach de Empreendedores e Co-fundador da Escola do Coach

Publicado em:Coaching, Coaching com PNL, Desenvolvimento Pessoal

Comentários (Sem respostas )

Não há comentários até o momento.

Deixe uma resposta