Procurar

+
como fazer coaching - blog
Como fazer Coaching?

Quer saber como fazer Coaching? São inúmeras as oportunidades e diversas as formas de aplicar os conhecimentos, as técnicas e ferramentas de coaching. Independente da abordagem o importante é que o foco esteja em gerar resultados, pois quando o coaching é aplicado há estímulos para mudanças, para o crescimento pessoal, para a criatividade e melhorias.

Como coach você precisará entender que tudo o que está aprendendo no coaching pode ser usado no dia a dia e vai gerar bons resultados, mas isso é coaching informal, não é estruturado e é diferente de fazer um processo de coaching, uma sessão de coaching, atender um coachee e ser um coach de verdade.

Saiba que quanto mais você aprender e praticar o coaching formal, mais qualidade e resultados terá no coaching informal. Veja no quadro a seguir características de cada um desses modos de aplicar o coaching.

Diferencie Coaching Formal e Coaching Informal!
Coaching Formal: Explícito. Há um acordo que deixa claro o que ocorrerá e o papel de cada participante. Agendado. É um compromisso com data, horário e local definidos. Sessão de Coaching. Tem um formato pré determinado (presencial ou online). Com hora para começar e terminar. É cobrado como um serviço. Tem um preço fixado. É um processo com início meio e fim. O método utilizado é o Coaching. As conversas ocorrem como é proposto pela metodologia. Um programa definido. Com objetivos claros.
 
Coaching Informal: Normalmente é implícito. É inserido no cotidiano. Dia a dia. É um estilo de conversa que influencia positivamente as pessoas. Agrega valor nos papéis e atividades já existentes. (Trabalho, Família, Relacionamentos, etc). Técnicas e ferramentas do coaching são inseridos nas conversas e junto de outras abordagens. Processo contínuo.
 
Estrutura da Sessão de Coaching Individual
 
Coaching é uma conversa, mas não uma conversa qualquer. Formalmente a conversa de coaching acontece em uma sessão que dura em média uma hora. Uma sessão de coaching tem início, meio e fim. Você pode até ser muito bom em manter conversas com outras pessoas, porém agora precisa desligar por um instante daquilo que já sabe fazer e se permitir aprender algo novo.
Toda a sessão de coaching precisa acontecer em um ambiente de segurança para você e o seu coachee. Quanto mais confortável e livre de interrupções melhor, pois isso facilita a concentração. Esse ambiente de segurança pode ser presencial ou online, o que vai determinar isso é o acordo entre vocês, agora é importante que fique claro e que seja um local que facilite a realização e os resultados desejados.
 
A seguir confira as principais etapas de uma sessão de coaching:
1. Abertura
2. Enquadramento
3. Comprometimento
4. Expectativas
5. Proposta da Sessão
6. Verificar Ganhos e Aprendizado
7. Formalizar Ações/Desafios
8. Feedback sobre a Sessão
9.Validação
Um abraço,
Maurílio Barboza

Publicado em:Coaching

Comentários (Sem respostas )

Não há comentários até o momento.

Deixe uma resposta