Procurar

+
Suas crenças podem estar impedindo sua autorrealização

Você sabia que o que determina se fazemos algo ou não são as nossas crenças? Elas são as regras pelas quais vivemos. Podemos encará-las como verdades, caso gostemos do resultado. Caso não gostemos do resultado, é possível mudar a crença.

Quando você deseja saber o que alguém acredita observe o que ela faz, não só o que ela diz. Sabia que as crenças podem guiar as decisões? Pois trata-se de uma ideia para a qual atribuímos um sentimento de certeza, com isso essa ideia passa a ser uma verdade pra nós.

Crenças, convicções e opiniões: entenda as diferenças
  • As opiniões são ideias que podem ser mudadas com facilidade, já que as formamos em percepções transitórias.
  • As crenças se baseiam nas experiências vivenciadas na infância e/ou muito repetidas, e ainda, nas experiências emocionalmente intensas.
  • As convicções são crenças baseadas numa intensidade emocional muito grande, em que a pessoa não tem certeza, mas pode ficar furiosa ou cega diante de discussões racionais onde são questionadas. Essas convicções podem ser muito fortes e limitantes.
Crenças limitantes e Crenças Fortalecedoras

É importante que a possamos parar e observar no que acreditamos e o que isso tem nos trazido de resultado. Porque as nossas crenças podem ser limitantes, aquelas que nos impedem/atrapalham de realizar muitos objetivos e sonhos ou podem ser  fortalecedoras que são as que nos ajudam a alcançar nossos objetivos.

Para conquistar, você precisa crer que pode, consegue e merece. Sobre os seus resultados, é fundamental que você acredite que é possível, que você é capaz e que você merece alcançá-los.

O que é necessário para alcançar a autorrealização :
  • Acreditar que é Possível

Quando falamos sobre possibilidade não estamos falando de competência. É muito comum esse engano. Simplesmente por não sabermos como fazer achamos que não é possível. Mesmo não sabendo quais são os nossos limites até atingi-los, é muito comum estabelecermos que temos determinados limites com base em crenças limitantes.  As crenças limitantes do tipo “eu não posso”, “é impossível”, “não tem como fazer”, “ninguém faz isso” são as mais comuns e determinam um resultado indesejado.

  • Acreditar que é Capaz

Você pode adotar uma crença fortalecedora e verdadeira que irá te ajudar a alcançar cada vez mais. Tenha certeza de uma coisa: você ainda não atingiu o limite daquilo que é capaz de fazer e conquistar. Uma crença deste tipo te impulsiona a dar o seu melhor. Quer uma dica? Não diga que não consegue fazer algo. Caso pense, acrescente: “ainda não consegui”.

  • Acreditar que Merece

Merecimento é o que dá a permissão para você alcançar e manter suas conquistas. No caso de pensar que não merece, pergunte-se “por que não?”. Observe as possíveis sensações desconfortáveis, analise a origem dessa crença e dispute com ela.

Essas são as chaves para a realização: Possibilidade, Capacidade e Merecimento.

Seu sistema de crenças e valores é formado pelo que você experienciou repetidas vezes e aprendeu na infância, coisas que viu seus pais falando e fazendo, e/ou situações vivenciadas sob forte impacto emocional. No Coaching com PNL você aprende a identificar essas crenças, para, assim, se precisar, mudá-las e conseguir evoluir em vários campos da sua vida pessoal e profissional.

 

Um grande abraço,

Maurílio Barboza
Master Trainer Coach e Gestor da Escola do Coach

Publicado em:Coaching, Coaching com PNL

Comentários (Sem respostas )

Não há comentários até o momento.

Deixe uma resposta