Procurar

+
Felicidade é que traz o dinheiro

A Universidade de Harvard é famosa por ter estudos e pesquisas na área de felicidade do ser humano. Inclusive há uma cadeira na universidade chamada “The Happiness Advantage”, em tradução literal “A Vantagem da Felicidade”.

O professor deste curso é um psicólogo chamado Shawn Achor, que passou 8 anos morando dentro dos dormitórios dos alunos de Harvard estudando um curioso fato: os alunos que conseguiam entrar na melhor universidade do mundo eram, na grande maioria, infelizes.

A alegria pelo ingresso durava apenas 2 semanas e logo a pressão por notas e resultados e a competição entre eles os tornava ansiosos, depressivos e, por fim, infelizes.

Após todos estes anos como pesquisador e professor, Shawn Achor escreveu um livro maravilhoso que em português se chama “O JEITO HARVARD DE SER FELIZ”. Não vou contar os detalhes do livro aqui, pois é importante que todo ser humano leia, mas a principal conclusão, após inúmeros testes práticos e experimentos de teste entre dois ou mais grupos de seres humanos é:

SEMPRE QUE COLOCARMOS A FELICIDADE APÓS ALGUM OBJETIVO, NUNCA SEREMOS FELIZES!

O ser humano nunca está satisfeito. Está sempre desejando algo. Deseja ardentemente, trabalha duro para conquistar e tão logo chegue ao objetivo, já não o deseja mais e, portanto, não tem mais prazer nele.

A cada vitória a nossa meta é empurrada para frente, de forma que acabamos perdendo a felicidade de vista

A chave da felicidade está, portanto, em colocá-la antes do sucesso, antes do dinheiro, antes dos objetivos. A felicidade precede o sucesso financeiro, e não resulta dele.

Veja um trecho do livro: “No mundo de hoje nós sacrificamos a felicidade pelo sucesso e ironicamente acabamos reduzindo as chances de sucesso do nosso cérebro. Nossa vida repleta de demandas nos deixa estressados e nos vemos sob uma pressão crescente para atingir o sucesso a qualquer custo… Esperar a felicidade restringe o potencial do cérebro para o sucesso, ao passo que cultivar a positividade estimula a nossa motivação, eficiência, resiliência, criatividade e produtividade, o que, por sua vez, melhora o desempenho”.

E você…até quando vai continuar pensando que a felicidade vem depois do dinheiro? Se você quer ganhar dinheiro, primeiro conquiste tudo o que ele não pode comprar… e aí o resultado disso vai naturalmente aparecer na sua vida financeira.

 

Um abraço e que Deus te abençoe!


Luciano Fernandes, Coach Financeiro e Sócio-Fundador da Escola do Coach

Publicado em:Coaching Financeiro

Comentários (Sem respostas )

Não há comentários até o momento.

Deixe uma resposta