Procurar

+
Gestão de Pessoas: como contratar e liderar melhor as pessoas

No dia a dia atendo e ajudo empresários com problemas na área de gestão de pessoas. Pensando em ajudar você nessa área, hoje eu vou contar a história do Tiago, um empreendedor do ramo de alimentação que estava abrindo uma nova loja e estava muito preocupado com o processo seletivo que estava realizando, pois precisaria contratar pessoas para diversas funções, inclusive líderes para setores do negócio e um novo gerente.

O problema maior era a sua insegurança com relação ao modelo de recrutamento e seleção que não dava condições para entender claramente o perfil comportamental dos candidatos, fazendo com que muitas vezes fossem contratadas pessoas erradas para determinados cargos, o que gerava uma perda significativa de tempo e custos elevados com treinamento e novas contratações.

Outro maior desafio desse empresário era na área de liderança, pois ainda havia uma lacuna entre o que a direção da empresa idealizava e como as coisas aconteciam lá na ponta. Era comum ouvir dele “eu digo o que fazer, mas parece que as pessoas não entendem porque elas não fazem o que eu digo”.  Além disso, a falta de um processo para desenvolver líderes capazes de manter um bom nível de produtividade era algo visível.

O Tiago testou várias maneiras para melhorar a sua gestão de pessoas, até que enfim compreendeu que somente investindo em treinamentos que o ajudassem a entender melhor como funciona o ser humano, recebendo ferramentas para melhorar a liderança, criando uma maior empatia com a equipe e obtendo um conhecimento estratégico para contratar melhor, ele conseguiria chegar no nível que queria.

A solução

A solução que ele encontrou o ajudou a resolver os dois problemas em dois passos simples. O primeiro foi realizar com a Rede de Empreendedores um programa de treinamento para os sócios que reuniu Coaching, Programação Neurolinguística e Estratégias de Marketing, o que preparou a liderança da empresa para fazer uma melhor gestão de pessoas, processos e metas. O segundo foi a realização de um treinamento para a equipe toda com o foco em Liderança e Produtividade, através do Coaching da Escola do Coach.

Com essa decisão, o Tiago não melhorou somente os números da empresa e removeu aquelas preocupações sobre como contratar e liderar as pessoas, mas investiu no seu desenvolvimento pessoal, no crescimento dos seus lideres e em novas ferramentas para desenvolver o seu negócio.

Conquistas

Com uma abordagem focada no desenvolvimento de alguns pontos que são extremamente relevantes para todo empresário e profissional liberal que deseja obter resultados melhores em suas vidas e carreiras, o Tiago conquistou:

– Competências e habilidades de liderança, aprendendo mais sobre o ser humano e os diferentes perfis comportamentais;
– Autoconhecimento, através de um processo estimulante e criativo para ser mais focado no que é realmente importante;
– Técnicas para entender melhor clientes e colaboradores para uma comunicação eficaz;
– Como mudar hábitos e produzir mais rapidamente os resultados esperados;
– Elaboração e definição de metas inteligentes e alcançáveis;
– Ferramentas para melhoria contínua e suporte na manutenção das mudanças.

Essa experiência que o Tiago passou é um caminho que muitos empresários tem percorrido para melhorar seus processos de gestão de pessoas, em especial nas áreas de liderança e recrutamento e seleção.

Pra mim é um prazer enorme ajudar empreendedores a obterem seus resultados e vai ser um enorme prazer ajudar você também.

Espero que tenha gostado deste artigo  

 

Um grande abraço,

 

Maurílio Barboza
Consultor de Marketing, Coach e Mentor de Empreendedores

Co-fundador da Escola do Coach

Publicado em:Coaching para Empreendedores

Comentários (Sem respostas )

Não há comentários até o momento.

Deixe uma resposta