Procurar

+
PNL e Coaching. O que é Programação Neurolinguística e como ela se aplica?

Tida por muitos como a “mãe do coaching”, a PNL mostra-nos como é possível utilizar melhor o nosso cérebro. Ela veio para revolucionar a comunicação e o desenvolvimento humano.

Mudança, comportamentos e aprendizagem são áreas nas quais a PNL apresenta resultados extraordinários. A Programação Neurolinguística é uma ciência que estuda as experiências e o conjunto de bagagem e vivências do homem.

A PNL também pode ser entendida como um conjunto de técnicas que contribuem para entender e modificar os processos internos pessoais por meio da identificação dos padrões de linguagem verbal e extraverbal responsáveis pelas nossas reações nos mais diversos contextos.

É através da PNL, que entendemos como damos significados ao que acontece conosco e como organizamos os sentimentos e emoções. E como nos mobilizamos para alcançarmos nossas metas e objetivos.

Por tudo isso que a PNL está tão ligada ao coaching. E este é o motivo de escrever o artigo hoje para falar mais sobre este assunto com você.

Terminologia

Neuro: corresponde aos nossos pensamentos

Linguística: diz respeito à maneira como utilizamos as palavras para influenciar as outras pessoas e a nós mesmos.

Você sabe como surgiu a PNL?

Desenvolvida na década de 1970, a Programação Neurolinguística surgiu na universidade da Santa Cruz, na Califórnia. Nasceu com o professor de linguística John Grinder em parceria com o matemático e psicólogo Richard Bandler.

O motivo que uniu os dois estudiosos foi a dúvida em comum entre os dois. Eles buscavam entender por que algumas pessoas conseguem resultados fantásticos em determinada área, enquanto outras, nem mesmo com muito treinamento, alcançam o mesmo resultado e alto desempenho. Então, o porquê da diferença entre as pessoas e resultados, o que influenciava e qual a relação de comportamento e resultado.

Os estudiosos analisaram a relação entre comportamento e resultados e chegaram a conclusão que a forma como as pessoas mentalizam determinada situação faz grande diferença no modo como elas vão vivenciá-las.

Como a PNL proporciona ver o mundo sobre outras perspectivas

Com a PNL aprendemos mais sobre as três posições perceptivas, ou seja, três maneiras diferentes através das quais podemos encarar alguma situação, seja ela na vida pessoal ou profissional.

PRIMEIRA POSIÇÃO: Ponto de vista do Eu
Então é como eu penso, quais são os meus valores, crenças, desejos e interesses.

SEGUNDA POSIÇÃO: Diz respeito ao Outro
A segunda maneira de encarar a situação é a forma que consideramos a opinião das pessoas ao redor, seus sentimentos e como nos colocamos no lugar do outro.

TERCEIRA POSIÇÃO: faz uma observação detalhista, de fora, da primeira e segunda posição
Através da análise das primeiras posições a terceira constrói uma nova visão, sem necessariamente adotar uma delas, criando uma visão mais abrangente do Eu e do Outro.

Como um pressuposto da Programação Neurolinguística é que todas as pessoas possuem potencial para fazer aquilo que desejam, no Coaching, os conhecimentos da PNL são estratégicos, já que tudo no Coaching é focado em levar a pessoa ao próximo passo rumo ao estado desejado.

Quer saber mais sobre PNL? Nos treinamentos de Coaching da Escola do Coach você aprende muito de PNL. E também terá a oportunidade de fazer um treinamento completo de Programação Neurolinguística.

Um grande abraço,

Maurílio Barboza
Coach de Empreendedores e Co-fundador da Escola do Coach

Publicado em:Coaching, PNL

Comentários (8 Respostas )

  1. Elcio Fantinel Pereira - 29 de agosto de 2018 - 10:03 #

    Muito pertinente este assunto PNL, uma visão, percepção de entender e enxergar muitos coisas que acontecem ao nosso redor.

    • contato@escoladocoach.com.br - 29 de agosto de 2018 - 10:37 #

      Gratidão pelo comentário! Continue visitando sempre 🙂 🙂

  2. SannyTor - 10 de dezembro de 2018 - 10:22 #

    Make a more new posts please 🙂
    ___
    Sanny

    • contato@escoladocoach.com.br - 14 de dezembro de 2018 - 08:59 #

      We are publishing. Continue with us 😀

  3. air max 90 - 3 de fevereiro de 2019 - 02:23 #

    An fascinating discussion is worth comment. I believe that you need to write extra on this matter, it may not be a taboo topic but typically persons are not enough to speak on such topics. To the next. Cheers

    • contato@escoladocoach.com.br - 4 de fevereiro de 2019 - 11:47 #

      Thanks!
      We’ll definitely write more. Keep up with us!:)

  4. caterpillar shoes - 14 de fevereiro de 2019 - 22:43 #

    I would like to point out my respect for your generosity giving support to those people who need help with this important field. Your real commitment to passing the message all over had been exceedingly useful and have all the time encouraged workers just like me to reach their aims. Your warm and friendly instruction indicates a great deal a person like me and substantially more to my fellow workers. Thanks a lot; from all of us.

    • contato@escoladocoach.com.br - 15 de fevereiro de 2019 - 13:21 #

      Thank you!
      Continue with us 🙂

Deixe uma resposta