Procurar

+
PNL na prática - qual seu sentido preferido
PNL na prática: Qual seu sentido preferido?

No artigo de hoje, vou compartilhar contigo um conteúdo muito interessante sobre como percebemos o mundo. E, ainda, disponibilizar uma ferramenta para você identificar seu sentido preferido.

As portas da percepção da realidade são nossos sentidos: visual, auditivo, cinestésico, olfativo e gustativo. É através deles que coletamos as informações no mundo exterior e também os utilizamos para criar em nossa mente representações internas dessas informações.

Nossa atenção é direcionada através dos sentidos, tanto a atenção ao exterior quanto ao interior. Quando prestamos atenção ao mundo exterior aumentamos nossa capacidade de percepção e evoluímos nossa capacidade mental. Ao prestar atenção no mundo interior, através dos nossos sentimentos, pensamentos, memórias e diálogos internos, nos tornamos mais seguros e capazes de compreender e gerar resultados no mundo externo.

Através dos sentidos nós recriamos em nossas mentes o mundo exterior. Tudo o que sentimos, vemos, ouvimos, tocamos e cheiramos são informações coletadas que se tornam memórias que podem ser utilizadas para lembrar ou criar experiências. Você pode se lembrar de algo que aconteceu no passado e reviver essa experiência através dos seus sentidos. Como também pode imaginar como seria uma experiência utilizando imagens mentais, sons, sabores, cheiros e sensações.

Sistemas Representacionais

Os principais sistemas representacionais são: Visual, Auditivo, Cinestésico, Olfativo e Gustativo. Aqui vamos tratar os sistemas olfativo e gustativo como partes do cinestésico. O Sistema Visual é formado pelas nossas imagens internas. A nossa capacidade de lembrar e criar imagens mentais. O Sistema Auditivo é composto pelas palavras e sons que conseguimos ouvir, lembrar e criar.

O Sistema Cinestésico é composto do tato e da nossa consciência corporal, está ligado às sensações que são representadas cinestesicamente no corpo. Também pelos odores e sabores lembrados e criados.

Alguns de nossos sentidos são mais desenvolvidos do que outros e temos a tendência de favorecer os sistemas representacionais mais bem desenvolvidos, o que pode tornar-se uma preferência ou o sistema representacional preferido. É possível identificar o sistema representacional que está sendo utilizado através da linguagem corporal como, por exemplo, através dos movimentos oculares. É o que chamamos de pistas de acesso oculares ou movimentos oculares laterais.

Pistas de Acesso Oculares

Os movimentos oculares do Visual tendem a ser desfocados ou para cima à direita e à esquerda, do Auditivo na linha mediana e do Cinestésico abaixo da linha mediana, geralmente para a direita.

Existem palavras e frases ligadas a cada sistema representacional e você pode usar essas palavras para acessar o sistema preferido de uma pessoa.  Uma pessoa visual tende a ver o que está sendo dito. Uma auditiva a ouvir seus pensamentos. Uma cinestésica sente o que é dito e ouvido. A nossa linguagem nos dá muitos exemplos do poder das palavras e das nossas representações mentais. Enquanto uma pessoa visual pode reagir de maneira extremamente positiva para a clareza (v) sobre o que quer, a auditiva só responde nessa mesma medida se estiver em harmonia(a) com o que quer, já se for uma cinestésica precisa sentir(c) o que quer.

Pelas palavras e frases que uma pessoa usa em sua comunicação observamos a forma que ela prefere representar internamente as suas experiências. Saber disso torna-nos muito mais capazes de desenvolver uma comunicação empática e eficaz.  Na PNL chamamos de predicadas as palavras e frases ligadas a cada sistema representacional. A seguir confira alguns exemplos de palavras predicadas.

Faça o Teste VAC e descubra seu canal de percepção preferido

Publicado em:Uncategorized

Comentários (Sem respostas )

Não há comentários até o momento.

Deixe uma resposta